Você já se pegou reagindo a uma situação com tamanha emoção, seja ela negativa ou positiva que você nem imagina de onde tudo aquilo veio?

Ou em meio a uma discussão, foi tomada por uma raiva tão grande que fez você dizer, coisas que em outra situação jamais diria?

E o pior, depois vem a culpa que te assola com tanto arrependimento que você nem tem como esconder ou lidar com isso?

Sim, somos seres humanos.

Mas como lidar com isso e controlar suas emoções?

A emoção está diretamente ligada como a interpretação ou o significado que você dá ao acontecimento.

Vou te contar uma historinha:

Dois irmãos sofreram abuso do pai alcoólatra quando crianças, tiveram uma infância cheia de restrições e sofrimento.

O irmão mais novo cresceu cheio de raivas e ressentimentos, pois nunca poderia esquecer aquilo que viveu, e quando adulto passou a agir de acordo com os mesmos padrões e problemas emocionais do pai. Foi infeliz sua vida toda.

Já o mais velho decidiu que queria ser feliz, afinal aquele sofrimento todo tinha gerado em seu coração a certeza que seria uma pessoa diferente. Encontrou alegria em sua busca de ser uma pessoa melhor.

O mesmo acontecimento, a mesma história com interpretações e emoções completamente diferentes.

Qual lobo que se esconde em seu coração você quer alimentar? O bom ou o mau?

Parece muito simples para ser verdade?

Mas é desta maneira simples que funcionamos, isto não quer dizer que você não vai sentir raiva nunca mais em sua vida. Mas você quer alimentá-la?

Todo emoção alimentada cresce. Tudo aquilo que você dá atenção aumenta.

Imagine se ao invés de achar o dia cinzento triste, você pensar: Que delícia de dia para ficar em casa e ler um livro. E se encher de alegria por isso?

Nosso Professor Ipsissimus Dave da Escola Moderna de Mistérios, diz que não podemos ficar em um sentimento negativo mais do que 15 minutos, de outra forma criamos ligações neurais daquela emoção ruim e todas as vezes que uma situação semelhante se apresentar em nossas vidas, voltaremos a ser tomados por aquilo, em muito menos tempo, e assim reagindo em uma escala de repetição de padrões negativos que só tende a aumentar.

Então: Stop it! Pare com isso!

Respire fundo, conte até 20 se necessário, dê uma volta no quarteirão, peça um tempo a pessoa que você está em conflito, mas não engaje na emoção negativa. Você está no comando da sua vida e não suas emoções.

Vou te ensinar 5 exercícios muito eficazes para você controlar suas emoções e evitar situações de brigas e discussões:

Olhe nos olhos do seu parceiro, e tente, independente da raiva ou mágoa, olhar além da situação, olhar para ele como um deus que se apresenta em sua frente, um deus que talvez nem tenha consciência de seu poder. Sinta compaixão, sinta amor por ele.

Deite-se um pouquinho e relaxe seu corpo, preste atenção em sua respiração.Mande embora suas emoções, sinta paz em sua mente e em seu corpo Se houver raiva ou ressentimentos, mande-os embora . Se existe ciúmes ou medo mande-os embora. Se ainda houver culpa, insistindo em permanecer, mande-os embora…Neste momento, qualquer problema é só um pensamento e pensamentos podem ser mudados.

3) Assista algum programa de humor que vc gosta, tipo “Porta dos Fundos” ou “Friends
daqueles que nos fazem rir muito, depois tente brigar…

4) No momento da discussão pense sempre se você prefere estar certo ou estar feliz, você já
deve ter ouvido essa, mas funciona.

5) Coloque as coisas em perspectivas. Será que esta questão é mesmo tão séria assim? Isso
vai mudar nossas vidas daqui há um ano? Vale a pena brigar por esse tema?

Exercite o amor, sendo o dono de suas emoções.

Isso muda o mundo.

Beijos
Denise Prado